Aulas Extras

    Violão

    Faz parte da proposta de ensino do Colégio Castro Alves o desenvolvimento do aluno dentro e fora da sala de aula. Além das aulas de música, que compõem a grade curricular, os alunos podem realizar no contraturno curso de violão para aprimorar seus conhecimentos.

    O violão é o instrumento mais difundido e popular do Brasil. De Villa-Lobos a João Gilberto, o jeito brasileiro de tocar ficou famoso no mundo inteiro. Este curso abrange toda a técnica do violão popular brasileiro e também do rock, do folk e do jazz.

    O aprendizado servirá como base para os alunos interessados em estudar guitarra ou baixo. O curso irá igualmente desenvolver algumas noções de canto.

    Teatro

    A palavra  “teatro”  deriva  dos  verbos  gregos  “ver,  enxergar”,  lugar  de  ver,  ver  o mundo,  se ver no mundo,  se perceber, perceber o outro e a  sua  relação com o outro. Assim, pedagogicamente o teatro busca mostrar o comportamento social e moral, por meio do aprendizado de valores e pelo bom relacionamento com as pessoas.

    “Que o teatro tem a função de divertir instruindo é uma verdade que ninguém pode contestar, pois seria negar-lhe a própria história.” (REVERBEL, 1989).

    Sendo assim, o trabalho com Teatro na instituição escolar tem uma importância fundamental na educação: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a socialização, criatividade, coordenação, memorização, oralidade, leitura pesquisa,  criatividade, expressão corporal, a impostação de voz, vocabulário,  habilidades para  as  artes  plásticas  (pintura  corporal,  confecção  de  figurino  e  montagem  de  cenário), trabalha o  emocional, cidadania,  religiosidade,  ética, sentimentos, interdisciplinaridade, propicia o contato com obras clássicas, fábulas,  reportagens.

    O teatro também permite que o professor perceba traços da personalidade, comportamento individual ou em grupo, bem como seu desenvolvimento, oportunizando um melhor direcionamento pedagógico, onde na realização de cenas dramáticas trabalha-se faz de conta, imaginação, interpretação.

    “O objetivo da escola não  é  ter um  aluno-autor, um  aluno-pintor ou um  aluno-compositor, mas  sim  dar  oportunidades  a  cada  um  de  descobrir  o  mundo,  a  si próprio e a importância da arte na vida humana.”

    LOGO BUCKINGHAM

    Curso de Idiomas

    A Buckingham Idiomas, instituída há quase uma década, vem contribuindo para a formação de jovens aprendizes,  adultos e profissionais que buscam, definitivamente, aprender inglês, desenvolvendo com  segurança as quatro habilidades que garantem a competência do falante de um idioma: FALAR, OUVIR, LER e ESCREVER.

    Professores habilitados, pós-graduados, com vivência e especialização em Londres, turmas com número reduzido de alunos, bem como, desenvolvimento de técnicas de leitura e interpretação, teatralização, contato com a língua falada por nativos, entre outras ações pedagógicas, garantem uma aprendizagem com mais prazer que proporciona aos alunos segurança, auto-confiança e eficácia do processo ensino-aprendizagem.

    A Buckingham Idiomas prepara os alunos desde o início do curso, para os Certificados internacionais da Universidade de Cambridge, utilizando os materiais didáticos da Cambridge University Press, respeitando as faixas etárias e diferentes formas de aprender de cada indivíduo na formação das turmas.

    Em parceria com o Colégio Castro Alves nossos alunos terão acesso ao ensino de idiomas de alta qualidade, em um ambiente culto, acolhedor e tecnológico além de vantagens como valores especiais e comodidade para a família.